Cultura e justiça social: uma política cultural de novos direitos?

Tereza Ventura

Descrição: O projeto questiona através do Programa Mais Cultura a emergência de um novo conceito institucional sustentado na sinergia entre o Ministério da Cultura, o Ministério da Justiça através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e do Ministério das cidades no âmbito da implantação do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento. Tendo como referência a teoria da mobilização e a teoria crítica, a autora analisa a dinâmica institucional que integra esses programas bem como a veiculação de um conceito de política cultural de novos direitos. O Programa Mais Cultura está integrado em um amplo projeto voltado para as comunidades de baixo índice de desenvolvimento humano –IDH- atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pelo Programa Território da Cidadania. Neste contexto, a cultura pode ser entendida como uma fonte de recursos simbólicos que preenchem processos instituintes de lutas morais e aspirações identitárias, bem como um campo intersubjetivo de relações e práticas criativas presentes no cotidiano dessas comunidades.

Publicações:

  • Ventura, Tereza. Nem Barbárie nem Civilização São Paulo Anna Blumme, 2006.

  • Ventura, Tereza. A poética polytica de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2000.

  • Ventura, Tereza. Hip-hop reconhecimento e inclusão social: Rio de Janeiro e São Paulo. Revista Análise Social – Lisboa Junho/2009.

  • Ventura, Tereza. Dispositivos culturais e pesquisa formal no cinema de Glauber Rocha. Anais do Symposium Glauber Rocha Berlin out/2008.